Informações:
Yongary, Monstro das Profundezas (Coreano: 대괴수 용가리; Hanja: 大怪獸 용가리) "Taekoesu Yongary", Grande Monstro Yongary) é um filme de kaiju e ficção científica de 1967, dirigido por Kim Ki-duk, com efeitos especiais de Kenichi Nakagawa. O filme foi uma co-produção sul-coreana-japonesa entre a Keukdong Entertainment Company e a Toei Company.
O filme foi produzido para rivalizar com o sucesso da franquia de filmes do Godzilla da Toho e apresentava as mesmas técnicas práticas de criação de efeitos especiais usados em filmes de Godzilla e outros filmes de Kaiju, utilizando cenários e acessórios, pirotecnia e miniaturas. O filme estreou em Seul na Coréia do Sul, em 13 de agosto de 1967 e foi lançado diretamente para a televisão nos Estados Unidos pela American International Television em 1969
como Yongary, Monstro das Profundezas.
História:
Baseado na versão em inglês. A versão coreana original é considerada perdida.
Na Coréia do Sul, uma família se reúne para o casamento de um astronauta, no entanto, o astronauta é chamado de volta ao trabalho para monitorar um teste nuclear no Oriente Médio. O teste desencadeia um terremoto que muda o epicentro para o coração da Coréia. As autoridades inicialmente retêm essas informações do público até ter certeza de que o terremoto ocorre, mas assim que o terremoto chega à província de Hwanghae, as autoridades impõem uma lei marcial para a área. O terremoto atinge Panmunjom, onde um fotógrafo tira fotos do solo se dividindo, o que revela uma criatura gigante se movendo para dentro. O fotógrafo consegue fugir, mas bate o carro devido ao terremoto. O fotógrafo consegue chegar às autoridades e entregar as fotografias da criatura antes de sucumbir aos ferimentos. As autoridades nomeiam a criatura "Yongary", com base em uma antiga fábula coreana sobre um monstro conectado a terremotos. Enquanto a Coréia do Sul está sendo evacuada, o Exército é despachado para a área de Inwang para atacar Yongary, mas sem sucesso. Iloo, um jovem cientista, decide ir a Seul para encontrar uma fraqueza em Yongary. Sua namorada Soona se opõe a isso, mas ele continua assim mesmo. Soona e seu irmão mais novo Icho, perseguem Iloo para tentar detê-lo. Yongary finalmente chega a Seul e causa destruição. Durante o tumulto, Iloo e Soona perdem Icho e saem tentando encontrá-lo. Os militares sugerem o uso de mísseis contra Yongary, mas as autoridades temem que os mísseis possam causar mais danos que o monstro e destruir os marcos da antiga Coréia. No entanto, as autoridades decidem que o futuro da Coréia é mais importante e concordam em usar os mísseis.
Produção:
O roteirista originalmente pretendia que Yongary fosse um organismo unicelular do espaço que se transformou em um monstro gigante após a exposição nuclear. O crítico de cinema e estudioso Kim Song-ho revelou que, no roteiro original coreano, o nome do país que fazia testes nucleares (no Oriente Médio na versão em inglês) era originalmente chamado de "Orebia", com a localização do teste no "deserto de Goma". Em outra parte do roteiro, o "Deserto de Goma" foi descrito como Deserto de Gobi. Song-ho atribuiu isso como provável erro de digitação e que o escritor pretendia que Yongary fosse originário do Oriente Médio.
A Keukdong (Entertainment Company), contratou funcionários da Equis Productions e da equipe de efeitos especiais da Toei Company para dirigir os efeitos especiais do filme. Masao Yagi, que criou o traje de Gamera para Daiei Company, supervisionou a criação do traje de Yongary. O personagem foi projetado na Coréia, enquanto o traje foi construído no Japão, com base no design coreano. O diretor Kim Ki-duk descobriu que o processo carecia de visual mais assustador e ficou desapontado com os resultados finais, mas começou a filmar com o traje mesmo assim, já que não havia tempo nem dinheiro para produzir um novo traje. Uma impressora ótica foi usada para algumas fotos. Akira Suzuki projetou os adereços mecânicos em miniatura.
Curiosidades:
Para seu lançamento na América do Norte, a Keukdong Entertainment Company vendeu o filme para a American International Pictures e o lançou sob o novo título Yongary, Monstro das Profundezas, através de sua divisão de televisão em 1969. A AIP anexou Salvatore Billitteri para supervisionar a pós-produção da versão em inglês, teve o filme dublado pelo Titra Studios. Infelizmente, quando o filme estava sendo vendido no exterior, os produtores coreanos (devido à falta de experiência) enviaram todos os negativos e elementos sonoros originais para Toei, que atuou como agente internacional de vendas do filme. Como resultado, a versão sul-coreana original do filme foi considerada perdida e a versão em inglês da AIP foi a única versão do filme que sobreviveu. O filme foi exibido regularmente durante os anos 70 na televisão. A propriedade americana do filme continuou mudando: a AIP foi adquirida pela Filmways, Inc. em 1979, que se fundiu com a Orion Pictures, que mais tarde foi adquirida pela Metro-Goldwyn-Mayer em 1997.
Comentário do Kaiju Ou 54:
Quem é fã do cinema fantástico japonês sabe muito bem que o carro chefe no japão
nestas produções de ficção científica, são os monstros gigantes. Quando garoto
tive a imensa sorte de assistir a uma reprise na Rede Record de televisão, na década de
80 essa pérola do cinema. Confesso que também nem sabia que na verdade era um filme
de monstro produzido na coréia, isso claro achando que os protagonistas eram japoneses.
Depois de muito tempo, e de rever várias vezes este filme e pesquizar sobre o mesmo,
de todo modo hoje, não é de se surpreender que desde a criaçao do filme, os
reponsáveis da produção da roupa do monstro e efeitos especiais eram japoneses.
Capa do DVD Americano
Direção:
Kim Ki-duk
Elenco:
Oh Yeong-il
Kwang Ho Lee
Nam Jeong-im
Lee Sun-jae
Moon Kang
Cho Kyoung-min
Descrição:
Nome: Taekoesu Yongary", Grande Monstro Yongary 1967.
Produção: Keukdong Entertainment Company e a Toei Company.
Gênero: Ficção Científica.
Áudio: Inglês.
Legendas: Em Português.
Tradução: Kaiju Ou 54.
Produção: Keukdong Entertainment Company e a Toei Company.
Gênero: Ficção Científica.
Áudio: Inglês.
Legendas: Em Português.
Tradução: Kaiju Ou 54.
Qualidade: DVDRip.
Formato: MKV.
Downlod Via Servidor: Telegram
Nenhum comentário:
Postar um comentário