terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

FANFICTION - O QUE SÃO? ME DE EXEMPLOS !!!!!


Bom dia Galera, cá estou para mais uma palavrinha com vocês e dessa vez quero falar sobre um tema que me agrada bastante que são as Fanfics.

Mas o que são Fanfics?

Fanfic nada mais  é do que a abreviação do termo em inglês fanfiction, ou seja, "ficção criada por fãs", mas que também pode ser chamada de fic. Essas ficções criadas por fãs podem ser encontradas com mais freqüência em dois estágios diferentes e quero comentá-los aqui, e caso eu diga alguma besteira, fiquem a vontade pra me corrigir no post.

Bom, o primeiro que quero comentar é fanfic com personagens já existentes, por exemplo, você que é um bom escritor, tem uma imaginação bem fértil, teve sua série favorita encerrada, ou gostou tanto de um determinado filme ou um determinado personagem, acaba criando(e escrevendo) uma historia que pode ser continuada da historia original, paralela a ela, ou ainda assim anterior aos acontecimentos da historia original, este é primeiro tipo de fanfic(não sei se existe um termo para ela, mas vamos chamá-la aqui de fic comum), A fic comum é a mais encontrada internet a fora. Aqui no blog por exemplo, nós temos Flashman VS Maskman que eu escrevi e se encaixa nessa descrição, pois utiliza personagens já existentes, com uma historia pós Flashman, que junto com Maskman são os personagens principais, e se passa também durante Maskman.



Um outro bom exemplo desse tipo de Fan Fiction é o ESQUADRÃO RELÂMPAGO NEO CHANGEMAN, que é uma continuação da série de TV da era Manchete, Changemam, porém essa também engloba o outro tipo de Fan Fic que quero comentar que é a FANFIC  ORIGINAL(não sei se esse é o termo que se usa, mas vamos chamá-la assim).



No caso da Fan fic original, quando escrevemos este tipo de Fan fiction, mantemos um universo já existente, mas com personagens criados exclusivamente para aquela historia. Quando digo que Neo Changeman passa pelos dois critérios, é por que ela se passa dentro do universo Changeman, é pós série, mas trás novo enredo e novos personagens que são os cinco novos guerreiros escolhidos pela força terrena para usarem os poderes dos animais lendários.

Nesse caso então, entende-se que numa Fanfic original são criados nosvos personagens que vão interagir e agir dentro de um universo que  existe, por exemplo, como temos aos montes, de boas, ótimas e duvidosas qualidades, as fanfics de super sentais, que trazem, normalmente, novos esquadrões dentro de um estilo que é o universo sentai.

Um bom caso desse, e que ta rolando no Tokubrsail na seção de Fanfics e Fanarts, é o  
Kouden Sentai Rock'nger!, que dentro do universo de uma franquia já existente, utiliza o tema musica e adolescência  para contar a historia de 5 jovens que defendem a terra e ainda precisam conciliar esta vida com as exigências da vida estudantil e musical pois os cinco juntos formam uma banda, cada integrante tem seu capacete baseado no instrumento que toca, assim também como sua arma principal. Muito interessante e vale à pena a leitura.


Voltando ao caso de Neo Changeman, a ultima postagem data de 04 de abril de 2014, então não sei se o autor desta fanfic continuou com seu trabalho, que tava excepcional.

Existem diversas e diversas fanfics rolando por ai lembrando que aqui eu falei delas mas me referindo ao universo Tokusatsu, porém, existem outros universos muito explorados neste tipo de escrita. Podemos citar Herry Potter, Crepúsculo, Buffy, Angel e tantos outros temas, nestes dois casos citados os escritores em sua maioria são meninas(por que será hein?). No site abaixo é possível encontrar estes e outros temas.



Mas temos casos que mais se aproximam do  nosso estilo que são as fanfics de Power Rangers(por mim eu as colocaria no mesmo estilo, mas isso é outra historia), que na época do Orkut eram o ponto alto de muitas comunidades. Essas eram fáceis de criar, pois o escritor não precisava se preocupar em desenhar ou criar algum personagem ou apetrecho ou coisas do tipo, todas as imagens eram tiradas de super sentais, 99% das vezes anterior a Zyuranger e mescladas com fotos de atores americanos para dar o ar de Power Rangers (Nessa época se levava a sério a frase:”Faça um Power Ranger em sua própria casa”). Eu mesmo participei de uma Fanfic de Power Rangers, que era a POWER RANGERS SUPERAÇÃO FORÇA HUMANA, escrita pelo José Francisco (acho que era de Minas Gerais) e por mim a partir do episódio 4 se não me engano, que usava como base as imagens de Maskman.



A fanfic de Power Ranger mais famosa que tinha uma comunidade que crescia aceleradamente era uma chamada POWER RANGERS CONDOR FORCE, que usava como base as imagens de Jetman.

No link abaixo você pode ver as fotos mescladas como eu citei acima



Ainda é possível encontrar resquícios desse segmento de Fanfics pela internet a fora e vídeos no youtube que datam desta época como o vídeo acima que mostra Power Rangers Superação Força Humana mas Infelizmente o Orkut morreu levando consigo todo esse material que deve estar guardado com seus autores originais.

O site hoje, com o maior conteúdo de Fanfics de Tokusatsu  no Brasil, que eu conheça, é o Tokubrasil.

O Blog Planetsatsu esta pouco a pouco começando a explorar este lado de conteúdo Tokusatsu e em breve, muito em breve, nós começaremos a disponibilizar uma Fan Fic original, uma série sentai  escrita por mim. A ideia é, além dos downloads e dos PlanetCasts, trazer mais uma opção de conteúdo para vocês, claro, com qualidade, e quando eu digo qualidade, eu quero dizer, bem escrita, com concordância verbal e tudo mais, porém, todos podemos errar o português em algum momento mesmo com a ajuda do corretor ortográfico, nesse caso peço paciência.

E é isso, espero que vocês tenham gostado desse pequeno artigo, espero que vocês interajam me corrigindo ou contribuindo para essas informações que passei, e se por acaso você posta sua fanfic em algum lugar, disponibilize seu link no post pra todos nós podermos curtir seu trabalho.

Fiquem com Deus, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Planet:Tomica Hero Rescue Fire Completo.

SINOPSE. Seguindo o rastro de sucesso que foi o seriado Tomica Hero Rescue Force, a série Rescue Fire foi lançada! Heróis que arriscam sua...