sábado, 29 de julho de 2017

Aprendendo a Assistir Séries Clássicas



Aprendendo a Assistir Séries Clássicas

     Certa vez, fui questionado por um amigo: "você curte séries clássicas?" Eu respondi que "sim"! E esse meu amigo insistiu: "Ah é? Cite algumas séries que são clássicas, para você?" Respondi: "Ué? Jaspion, Changeman, Kamen Rider Black, por exemplo!" Ele balançou a cabeça, negativamente, e disse: "Não! Volte mais no tempo!" Pensei e respondi, prontamente: "Aaah! Você está falando de Ultraman, de Spectroman, Magma Taishi (Goldar e os Vingadores do Espaço), Robô Gigante etc?" Ele: "Sim, mas e as séries do anos 60 e 70 que não foram exibidas por aqui? Você já assistiu?" Percebi que ou eu desconhecia essas séries ou só as conhecia de ouvir falar.

     Bom, durante a publicação do Cine Rede Tokusatsu, recebi uma sugestão de postar Super Robô Red Baron de 1973 e Spiderman-Japonês de 1978. "Torci o nariz" e não fiquei muito animado devido aquele preconceito bobo de julgar séries pelo visual. Eu assisto às séries, ao mesmo tempo, que as publico. Seria eu capaz de assistir séries antigas que não contam com o auxílio do meu sentimento nostálgico? Fiquei preocupado em achar tudo "tosco" demais. Enfim, resolvi encarar o desafio!

     Primeiro, tive que lhe dar com o  preconceito de achar "tosco"! Entendi que eu não devia assistir procurando e comparando com as técnicas de filmagem e efeitos especiais das séries dos anos 80, 90 ou muito menos, com as dos dias atuais. Eu deveria respeitar as opções de produção da época. Sem comparações! Apenas curtir à série.

     Depois, tive que lidar com a falta de amor nostálgico. Assistir séries dos tempos da Manchete era  fácil para mim, por causa daquela sensação gostosa, aquela de relembrar uma época maravilhosa da vida de muitos (infância e adolescência). Assim como nos tempos da Manchete, eu não estava atrás de perfeição nos mínimos detalhes. Eu não iria assistir à procura da série perfeita. Fui apenas em busca de entretenimento.

     Assim, eu assisti aos meus primeiros tokusatsu clássicos: Red Baron e Spiderman-Japonês. Arrependimento? Zero! Fiquei encantado com a qualidade e maturidade da história, aliadas aos efeitos mais simples e reais das séries clássicas! Os momentos de limitações técnicas ficaram como um alívio cômico nessas séries que, por vezes, deixaram-me em dúvida:  "estou, realmente, assistindo algo voltado para o público infanto juvenil?" Mortes, sangue, cenas com fortes cargas dramáticas etc. Tudo que um tokufã, hoje, já "grandinho" poderia querer em séries tokusatsu. Cheguei até brincar com um amigo de tokunet: "Rapaz! Como morre gente nessas séries, hein? Todo episódio, uma tragédia! Não dá para assistir sem uma caixa com lenços de papel ao lado!" Rs

     Sem dúvida, uma experiência muito bacana, a qual, eu que curti muito! A partir dessas referidas séries, eu fui introduzido ao universo dos clássicos! Assistindo várias outras séries, na sequência.

     Eu quis dividir essa experiência com vocês, porque, certamente, muitos têm ou tinham esses receios ao assistirem vídeos de séries clássicas, que não foram exibidas por aqui. Muitos, assim como eu, venceram essa barreira, porém, muitos ainda devem estar "presos" nela. Dê uma chance para essas séries você, também! Pergunte para quem já assistiu. Certamente, você se surpreenderá!

Luciano "Ouja"
Grupo e Página Fãs de Séries Japonesas
& Colaborador Planet Satsus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Planet:Tomica Hero Rescue Fire Completo.

SINOPSE. Seguindo o rastro de sucesso que foi o seriado Tomica Hero Rescue Force, a série Rescue Fire foi lançada! Heróis que arriscam sua...