"VOCÊ É FÃ DE TOKUSATSU OU FÃ DAS SÉRIES DA MANCHETE"?
É fã de tokusatsu ou só fã das séries exibidas na tv brasileira?
O fã de tokusatsu é aquele que assiste as séries e, no final, dá sua opinião dizendo se gostou ou não. Ressaltando que como ele assistiu até o final, ele tem o conhecimento sobre o visual, sobre o enredo, sobre o desenvolvimento da história e de personagens e sobre a conclusão. Se gostou ou não, a sua opinião deve ser respeitada, primeiro por educação e segundo, porque ele assistiu a série, conhece a série.
Os fãs somente das séries exibidas no Brasil são aqueles que, obviamente, assistiram inúmeras vezes as séries exibidas por aqui e que ou não se interessam por séries não exibidas aqui ou que nem sabem que elas existem. "Uma pessoa tem o direito de apenas gostar e querer assistir as séries exibidas aqui?" Tem. Total direito e deve ser respeitado. "Então, qual o problema?" Simples. O problema é que, enquanto os fãs de tokusatsu (na sua maioria) são respeitosos para com as séries exibidas no Brasil, os fãs somente dessas séries são (na sua maioria) extremamente desrespeitosos com as séries não exibidas. E o pior, por vezes, sem ter o menor conhecimento sobre elas, realizando julgamentos precipitados, levianos e leigos sobre as mesmas. Quem nunca perguntou: "qual é a melhor série Kamen Rider que existe?" E nunca escutou como resposta: "Ué, existem mais além do Black e do Black RX? Eu nem preciso assistir aos demais porque já sei que é o Black!" etc etc etc. São por atitudes radicalistas como essas, que o tokusatsu perdeu espaço entre os jovens. Muito por causa dessa mentalidade de que "só a minha época é que prestou e a de vocês (jovens) é lixo! É modinha!"
Pelo bem e pela sobrevivência da cultura tokusatsu no Brasil, é preciso sair da "bolha"! Nunca esquecer o passado maravilhoso, mas não ter preconceito com o presente para que tenhamos um futuro. Como é que vamos convencer os jovens a gostarem de tokusatsu chamando as obras que eles curtem hoje de "lixo", de "modinha"? E depois mostrando um vídeo de 1985, por exemplo?
Eles não tem a mesma idade do que você! Ele não viveu a sua época! Os gostos da geração dele são diferentes do que o seu. Entenda isso! Respeite isso! Se na sua época, enquanto você curtia Jaspion e Changeman, por exemplo, viesse um marmanjo dizendo que era "lixo" e o que era bom era uma obra antecessora, você iria gostar ou ficar com raiva de quem não respeita os seus gostos?
Não seria mais inteligente mostrar algo mais de acordo com a geração deles (jovens) e depois que já tiverem "pegado o gosto", ir introduzindo aos poucos as obras clássicas?
Agora, antes de querer abrir a mente de terceiros, é preciso abrir a sua mente, primeiro. É preciso entender que as séries exibidas no Brasil sempre terão um cantinho especial em nosso coração, mas que não precisamos ter medo de conhecer séries novas. Ou se não quisermos conhecer, que tenhamos sabedoria e educação de curtir as nossas sem preconceito (julgando sem conhecer e, simplesmente, por ignorância) as demais. Faça essa auto reflexão: "Eu sou fã de tokusatsu ou apenas das séries exibidas no Brasil?"
Luciano Ouja: ADM Rede Tokusatsu, ADM Fãs de Séries Japonesas, ADM Mundo Tokusatsu, ADM TokuShow, ADM Santuário dos Animes e Colaborador Planetsatsu
Nenhum comentário:
Postar um comentário